>
O
Projeto da Massa
em
Carajás
Case
Carajás
O objetivo da MASSA como empresa é apresentar a melhor solução para o cliente, e que a balança seja um investimento de rápido retorno.
Nosso produto é o único que permite manobras sem perda de dados e, algumas empresas estão otimizando o carregamento dos vagões, utilizando sua capacidade máxima.
É o caso de Carajás, em que entre dois silos foram instaladas 3 balanças dinâmicas. A primeira pesa a tara do vagão, em seguida é feito o “carregamento bruto” no primeiro silo. Nossa empresa se destaca pela inovação tecnológica e o aperfeiçoamento constante, buscando a melhor solução para seu negócio, primando pela precisão e a otimização no processo de pesagem, fornecendo ampla assistência técnica, com mais de 15 anos de expertise no setor ferroviário.
O
Projeto da Massa
em
Carajás
Uma BFD intermediária, que mostra o peso dos vagões em 4 quadrantes – informação que chega para o operador em apenas 9 segundos -, para no segundo silo fazer um carregamento fino final, abastecendo os espaços vazios dos vagões de forma uniforme, sem ultrapassar a capacidade de segurança.
Depois ocorre a pesagem na BFD de bruto para consolidação do peso líquido e seu faturamento individual. Além disso as BFDs apresentam a totalização de pesagem da composição informando a produtividade por turno operacional. Enfim, após o carregamento os vagões passam pela pesagem final da BFD de bruto e seguem viagem para o porto.
Antes desta operação cada vagão partia com uma média de 4 tonelada abaixo da capacidade de segurança e com distribuição desproporcional da carga dentro do vagão, o que podia ocasionar descarrilamentos. Com as BFDs instaladas, além da melhoria da segurança da via o valor agregado por vagão aumentou.
Basta multiplicar as 4 toneladas pelos 4500 vagões/dia e ver como uma boa operação e uma balança eficiente são fundamentais para a otimização do processo e dos lucros.Nossa empresa se destaca pela inovação tecnológica e o aperfeiçoamento constante, buscando a melhor solução para seu negócio, primando pela precisão e a otimização no processo de pesagem, fornecendo ampla assistência técnica, com mais de 15 anos de expertise no setor ferroviário.
Quais
Balanças Ferroviárias
Dinâmicas
estão
em
Carajás



Estrutura instalada
8 Balanças, sendo: 3 Balanças de Tara / 3 Balanças de Bruto / 2 Balanças Intermediárias - Condições de Trabalho: Agressiva - Balanças SIMM S-02 (tara e bruto) e SIMM S-05 (intermediária) com proteção IP68.
Carregamento em silo de semiautomático volumétrico com TOP-OFF
Neste modelo, há um silo de carregamento principal integrado a um pós-silo secundário. O silo secundário complementa o carregamento realizado no silo principal, visando otimizar o aproveitamento do vagão.
Em Serra Norte, este modelo de carregamento foi instalado nos silos 1 e 2 (agregados aos silos 35 e 36, respectivamente). O silo principal carrega aproximadamente 90% da carga dimensionada (peso alvo) para o tipo de vagão posicionado (GDT ou GDU). Uma BFD intermediária apura o peso bruto do vagão carregado e o informa ao supervisório do Top-off, que dimensionará a carga a ser complementada no vagão (aproximadamente 10%). A distribuição da carga no silo Top-off é orientada por um identificador de perfil, buscando uma distribuição longitudinal equilibrada.
Trecho do vídeo do Discovery Channel “Contagem Regressiva”.
Conheça também:
Rondonópolis
Rondonópolis
A proposta inovadora da empresa de utilizar a rede ferroviária como uma linha de produção contínua só é possível com o uso das 4 BFD…