>
>
Carajás

O

Projeto da Massa

em

Carajás

Case

Carajás

O objetivo da MASSA como empresa é apresentar a melhor solução para o cliente, e que a balança seja um investimento de rápido retorno.

Nosso produto é o único que permite manobras sem perda de dados e, algumas empresas estão otimizando o carregamento dos vagões, utilizando sua capacidade máxima.

É o caso de Carajás, em que entre dois silos foram instaladas 3 balanças dinâmicas. A primeira pesa a tara do vagão, em seguida é feito o “carregamento bruto” no primeiro silo. Nossa empresa se destaca pela inovação tecnológica e o aperfeiçoamento constante, buscando a melhor solução para seu negócio, primando pela precisão e a otimização no processo de pesagem, fornecendo ampla assistência técnica, com mais de 15 anos de expertise no setor ferroviário.

O

Projeto da Massa

em

Carajás

Uma BFD intermediária, que mostra o peso dos vagões em 4 quadrantes – informação que chega para o operador em apenas 9 segundos -, para no segundo silo fazer um carregamento fino final, abastecendo os espaços vazios dos vagões de forma uniforme, sem ultrapassar a capacidade de segurança.

Depois ocorre a pesagem na BFD de bruto para consolidação do peso líquido e seu faturamento individual. Além disso as BFDs apresentam a totalização de pesagem da composição informando a produtividade por turno operacional. Enfim, após o carregamento os vagões passam pela pesagem final da BFD de bruto e seguem viagem para o porto. Antes desta operação cada vagão partia com uma média de 4 tonelada abaixo da capacidade de segurança e com distribuição desproporcional da carga dentro do vagão, o que podia ocasionar descarrilamentos. Com as BFDs instaladas, além da melhoria da segurança da via o valor agregado por vagão aumentou.

Basta multiplicar as 4 toneladas pelos 4500 vagões/dia e ver como uma boa operação e uma balança eficiente são fundamentais para a otimização do processo e dos lucros.Nossa empresa se destaca pela inovação tecnológica e o aperfeiçoamento constante, buscando a melhor solução para seu negócio, primando pela precisão e a otimização no processo de pesagem, fornecendo ampla assistência técnica, com mais de 15 anos de expertise no setor ferroviário.

Quais

Balanças Ferroviárias

Dinâmicas

estão

em

Carajás

125681d70a222093366f2241cfde243fc0d29a79 (1)
1118d3892e8c2c0e919645a0758fb7cdab984ac2
edf069e483f487c3b2b79f9ee42834de0341d9a9

Estrutura instalada

8 Balanças, sendo: 3 Balanças de Tara / 3 Balanças de Bruto / 2 Balanças Intermediárias - Condições de Trabalho: Agressiva - Balanças SIMM S-02 (tara e bruto) e SIMM S-05 (intermediária) com proteção IP68.

Carregamento em silo de semiautomático volumétrico com TOP-OFF

Neste modelo, há um silo de carregamento principal integrado a um pós-silo secundário. O silo secundário complementa o carregamento realizado no silo principal, visando otimizar o aproveitamento do vagão.

Em Serra Norte, este modelo de carregamento foi instalado nos silos 1 e 2 (agregados aos silos 35 e 36, respectivamente). O silo principal carrega aproximadamente 90% da carga dimensionada (peso alvo) para o tipo de vagão posicionado (GDT ou GDU). Uma BFD intermediária apura o peso bruto do vagão carregado e o informa ao supervisório do Top-off, que dimensionará a carga a ser complementada no vagão (aproximadamente 10%). A distribuição da carga no silo Top-off é orientada por um identificador de perfil, buscando uma distribuição longitudinal equilibrada.

Trecho do vídeo do Discovery Channel “Contagem Regressiva”.

Conheça também:

Rondonópolis

Rondonópolis

A proposta inovadora da empresa de utilizar a rede ferroviária como uma linha de produção contínua só é possível com o uso das 4 BFD…

Case Terminal integrador de carregamento de minério

Case Terminal integrador de carregamento de minério

Nosso produto é o único que permite manobras sem perda de dados e estão instaladas como em Carajás

Possui qualquer dúvida sobre pesagem ferroviária? Entre em contato conosco.